segunda-feira, dezembro 18Curta nossa página no facebook!

Ataque hacker chega ao Brasil e atinge diversos setores

Ataque hacker que acontece na Europa nessa sexta-feira (12), chega ao Brasil e derruba serviços

Hoje, 12/05, no período da manhã, um ataque hacker massivo tomou conta de grande parte da Europa. Horas depois, empresas nacionais começaram a sentir os efeitos do ataque e tiveram computadores sequestrados via ransomware. Uma das primeiras empresas afetadas foi a Telefonica, empresa espanhola que atua, também, no Brasil. Recentemente foi divulgada a informação que a CTIC (Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação) orientou a interrupção imediata dos serviços do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo)

A nota informa que: “O CTIC Central do Processo Digital avisa que, diante do ataque mundial aos sistemas informatizados que está ocorrendo neste momento, solicitamos a todos os usuários do MPSP que desliguem todos os computadores imediatamente”.

“O incidente afetou a rede do TJSP e se espalhou pela rede Intragov do governo do estado”. Por esse motivo o Ministério Público do Estado de São Paulo estaria avaliando “se houve comprometimento a segurança de sua rede”, complementa o CTIC

O que é um sequestro via ransomware?

A mídia europeia tem divulgado que os hackers estão cobrando US$ 300 por computador bloqueado via ransomware, que é um tipo de malware que, ao invadir um sistema, restringe o acesso e cobra um valor “resgate” para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma companhia é completamente compactado via criptografia. As companhias praticamente não têm como pegar novamente esses arquivos, a não ser que pague o valor estabelecido pelo invasor — normalmente em bitcoin, de forma a não deixar rastros, marcas ou trilhas de quem fez isso.

Linha do Tempo

  • 12h00: Europa é atacada com ransomware
  • Atualização às 12h58: ransomware bloqueia computadores em hospitais no Reino Unido
  • Atualização às 13h20: Ataque hacker começa a chegar ao Brasil
  • Atualização às 15h35: o site do INSS fica inativo
  • Atualização às 15h50: relatos de que agências da CAIXA estão paradas por causa do ataque
  • Atualização às 16h20: sites do TJSP, MPSP estão fora do ar

 

Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!